quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atividade 2.10 e 2.11 Wikipédia, Wikcionário

Atividade 2.10 e 2.11 Wikipédia, Wikcionário

Wikipédia é uma enciclopédia on-line e, como um meio para esse fim, é também uma Comunidade virtual formada por pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo. Por isso, há certas coisas que a Wikipédia não é e que não deverá ser.
O  Wikcionário é um dicionário  on-line e livre, como uma forma de colaboração onde as pessoas podem ajudar na definição dos conteúdos, ele tem como foco a descrição das palavras, a sua pronúncia, a apresentação de sinônimos e antônimos, a tradução para outros idiomas e conceitos relacionados.
         Enfim, ambas as ferramentas são meios de pesquisa e podem auxiliar muito no processo educativo, tanto para o professor quanto para os alunos, pois possuem um acervo muito grande de informações dos mais diversos conteúdos

Atividade 2_7

Atividade  2.7 - Execução da atividade planejada

A atividade foi realizada com a turma do JII da Escola Polo Municipal Rural Osvaldo de Almeida Matos .  
Essa atividade foi muito prazerosa e houve grande entusiasmo e comprometimento por parte dos alunos durante a realização das diferentes etapas.
No decorrer da atividade os alunos logo perceberam a diferença entre o tema destacados: cores Primarias e secundarias.
O trabalho foi realizado de forma coletiva e dividido em vários momentos sob a orientação da professora regente e da Orientadora Tecnológica .
Primeiramente ouve os alunos assistiram um vídeo para entenderem como foi criada as cores e para que serviram  receberam orientações e uma aula expositiva agregada da criação de hiperlinks. Em seguida acompanharam atentos a transformação das cores primarias em secundarias. Foram convidados a experimentar os links para observar sua funcionabilidade e descobriram como é prazeroso navegar pelos diversos links contextualizando assim seu aprendizado acerca do tema proposto.

atividade do Modulo 3 Ativ 3_5

ativi 3.5 ana O conteúdos do projeto trabalhado com os alunos fazem parte do currículo e está previsto no currículo o que fiz foi uma adaptação para ser trabalhado nas tecnologias utilizadas, pois na metodologia do projeto foi trabalhado o conteúdo de uma forma diversificada. Com a introdução das mídias digitais e das novas tecnologias é possível criar novas situações de aprendizagem onde o professor possa desenvolver nova metodologia e processo de ensino, visando alcançar seus objetivos. É possível integrar as novas tecnologias no currículo escolar a partir do momento em que os educadores agem com a ação explícita de favorecer uma aprendizagem significativa com o uso das mídias digitais. Buscando informações e trazendo-as para a sala de aula, discutindo com os alunos o que desejariam estudar, bem como trazer temas atuais, e ter como recurso adicional as mídias digitais, é possível com que faça aulas diferenciadas e projetos interessantes aos alunos. Os alunos aprenderam história e geografia observando o que lhes é dito e não só na imaginação ou através de imagens do livro didático neste projeto foi inserido videos das belezas e riquezas e também dos problemas sociais existentes em cada região estudada .

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Modulo 4

Atividade 4.1 Conhecendo objetos em multimídia.

Considerações dos vídeos assistidos.

Navegar pela internet e descobrir o acervo de conhecimento que existe a nossa disposição é um avanço enorme da tecnologia, sendo uma grande evolução do homem, pois, além das informações que podemos adquirir, interagimos e até contribuímos para o desenvolvimento do conteúdo.
A colaboração pode ser através de textos escritos, vídeos e outras mídias, e o incentivo fica bem maior quando assistimos aos vídeos. Assim, percebi que são múltiplas as criatividades que podemos fazer com a multimídia, elaborando trabalhos com poucos materiais e sem muito custo. O vídeo – O passo – mostra a contribuição efetiva de cada membro. Os participantes da atividade precisam ter harmonia para que o som seja único, e para isso precisam de coordenação, motivação e muito treinamento. Com a sincronia entre os participantes, desenvolveu uma bela atividade que trouxe equilíbrio e trabalho em equipe. o trabalho realizado por esse professor e educador, nos mostra o quanto podemos inovar dentro da nossa prática educativa e a partir daí criar diversas situações, que viram de encontro com os nossos alunos.


Atividade 4-2 –Navegando por Vídeos e outras Mídias

Navegando livremente pelo portal do professor, pude observar que é um site bem organizado e que, fornece vários tipos de informações aos educadores, nele os professores tem acesso a conteúdos curriculares referentes as diferentes etapas da educação básica, sendo que as sugestões contidas neste portal podem ser oferecidas pelos educadores de todo o país: é possível participar criando sugestões de aulas, projetos, novas idéias e opiniões. O portal do professor também oferece várias informações , é interessante que o professor tenha acesso a ele, pois permite inumeras vantagens de conhecimentos e sugestões de práticas pedagógicas que podem enriquecer as aulas. Na opção links, podemos viajar por blogs, jogos educativos, projetos de escolas, produções de professores, Educação inclusiva, por exemplo. 
 
Atividade 4-3 Leitura Reflexão e discussão sobre Midia - educação

É evidente que hoje há muitas escolas que possuem estes recursos tecnológicos, mas infelizmente nem todos os educadores tem habilidade para lidar com eles de forma correta com a componente curricular, mas o que esperamos é que todos possam utilizar de maneira correta. O que fica evidente na sua pesquisa é que algum dos professores que utilizam, não tem um objetivo específico do que realmente quer atingir no processo ensino-aprendizagem com os tais recursos. A nossa prática pedagógica terá uma diferença, se trabalharmos com todos os recursos disponíveis nas nossas escolas, buscando conhecê-los e utilizarmos com objetivos bem definidos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

atividade tics 3_3

http://www.4shared.com/document/2tCD4VeX/Apresentao_projeto_3_3_ana_lim.html

PROJETO MÍDIAS ATIVIDADE 3_3

ESCOLA POLO MUNICIPAL RURAL OSVALDO DE ALMEIDA MATOS
PROFESSOR:  ANA LUZIA GOMES LIMONGE ,FLORI CAVANHA FIGUEIRA
DISCIPLINA: HISTÓRIA e GEOGRAFIA



















“MÍDIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM”























CABECEIRA DO APA, OUTUBRO DE 2011.




JUSTIFICATIVA


O projeto “Mídias no Processo Ensino Aprendizagem”, vêm complementar os objetivos definidos pela escola, tendo como uma de suas metas: elevar o índice de aprovação em História e Geografia dos estudantes do 6º ao 9º Anos Estudantes que por diversos fatores encontram dificuldade em desenvolver as competências e habilidades definidas para tal etapa de ensino, sendo assim, cabe ao professor encontrar métodos e técnicas que possam efetivar tal processo escolar, tornando a disciplina de História e Geografia motivadora e colocando o estudante como agente do processo.
Um projeto o qual deve ser dinâmico e divertido para todos, sendo assim serão organizado sessão de documentários, mídias curtas e filmes relacionados aos temas estudados em sala de aula, para que sejam realizadas reflexões, debates e relatórios, desenvolvendo vários saberes e o gosto pela disciplina de história e geografia. Assim como o uso das tecnologias (TV, data-show, computadores, DVD e site específicos de história e geografia, caixa de som) ao final de cada assunto estudado.





OBJETIVO GERAL

Aprimorar temas históricos a partir de filmes, mídias curtas e documentários, sensibilizando os estudantes para o processo ensino aprendizagem.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver o gosto pela disciplina de História.
  • Sensibilizar para a importância de conhecer o passado para entendermos o presente.
  • Possibilitar de forma dinâmico o acesso a informações históricas.
  • Promover de forma divertida a contextualização e o uso das tecnologias.
  • Promover a valorização da análise de textos e imagens.
  • Propiciar meios para a elevação do conhecimento dos estudantes.
  • Desenvolver o senso crítico e o respeito às diferenças culturais e históricas.
  • Reconhecer a importância dos temas estudados para a compreensão das mudanças ocorridas na humanidade.










METODOLOGIA

O professor da disciplina de História e Geografia com apoio do livro Didático, textos complementares, revistas específicas de história e geografia e textos retirados da internet, apresentará o assunto aos estudantes de forma que eles possam ter participação ativa nas aulas, sendo que esses materiais devem conter linguagem clara, com imagens e mapas, sendo assim, eles poderão localizar-se no tempo e no espaço. Também serão realizadas atividades diversificadas, tais como: cruzadinha, linha do tempo, questões abertas e objetivas, ilustração de textos e interpretação de imagens de acordo com o período.
Após a explanação geral do conteúdo, com o uso dos recursos tecnológicos serão apresentados documentários, mídias curtas e filmes para que os estudantes possam aprimorar de forma satisfatória as suas competências e habilidades. Recursos que serão elaborados e selecionados previamente  pelo professor. Haverá realização de debate para verificação do rendimento da atividade proposta.




PÚBLICO ALVO
Estudantes do 6º ao 9º Anos da Disciplina de História e Geografia do período Matutino.



RECURSOS
CDs, DVD e aparelho de DVD, televisão, livros, revistas, computador, data-show, internet, caixa de som.





AVALIAÇÃO

As avaliações serão diagnósticas, somativa e formativa, com observância final nas médias bimestrais.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Plano de aula

Aluna:Ana Luzia Gomes Limonge
 Curso    Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Tutora Kedma Caroline de Souza Moraes

Este Plano de aula atendera os alunos do JII da Escola Pólo Municipal Rural Osvaldo de Almeida Matos
No Período Matutino

Plano de aula

 Aula - Tons e cores.
Objetivo: Proporcionar a descoberta de novas cores e tons


Iniciaremos a aula com uma conversa sobre as variedades das cores, dos tons e a diversidade de cores que podemos obter quando misturamos uma cor com a outra. Para ilustrar melhor, levaremos obras do Candido Portinari e Van Gogh, a fim de mostrar as cores e os tons utilizados nas pinturas.
Com tinta guache e muita mistura, iniciaremos nosso trabalho na intenção de obter diferentes tons e cores. Com essa mistura descobriremos tons de azuis, rosas, verdes, enfim criaremos uma variedade de cores.

A intenção desta aula é apresentar para as crianças as cores primárias. Mostraremos as cores primárias e explicaremos o porquê elas são chamadas desta forma.
Explicaremos que o amarelo, o vermelho e o azul são chamadas de cores primárias, porque são com elas que formamos outras cores.
AMARELO
VERMELHO
AZUL


Procedimento

AMARELO+ VERMELHO = LARANJA ou VERDE ou também VIOLETA

Após a explicação faremos misturas de cores em copinhos plásticos e com pincéis pintaremos um desenho entregue pela professora.

3
ª AulaArte com giz de cera
Objetivos: Propiciar momentos de descoberta

Quadro Pintado com Giz de cera

Para essa aula apresentaremos uma atividade diferente. Iniciaremos a aula com uma conversa sobre a arte e de que forma ela acontece e logo após começaremos a atividade.
Primeiramente distribuiremos folhas de papel sulfite e giz de cera para os alunos.
Logo após dobraremos a folha no meio e apontaremos o giz produzindo assim as raspas do giz de cera, usaremos diversas cores para que o trabalho fique bem colorido. Em seguida espalharemos as raspas do giz na folha de papel (dobrada) passamos o ferro de passar (quente) em cima, aquecendo e derretendo assim o giz de cera, proporcionando formas e cores diferentes.

4
ª aulaTécnica Pintura com Terra e Cola  
Objetivos: Apresentar com um material não convencional uma diferente maneira de se fazer tinta


Apresentaremos nesta aula a técnica de pintura com terra e cola branca.
Pediremos para as crianças trazerem de suas casas um pouco de terra seca do jardim ou de um vaso.
Pegaremos copos plásticos e misturaremos a terra com a cola, numa quantidade que fique numa textura nem muito líquida e nem muito espessa.
Mostraremos para as crianças as diferentes tonalidades de marrom que surgiram devido à diferença da cor das diferentes terras trazidas por elas.
A seguir entregaremos uma folha e um pincel para cada criança e pediremos para que elas desenhem livremente com aquelatintaformada pela mistura da terra e da cola.

5
ª aulaTécnica Pintura com Pasta de Dente Colorida com Objetivos: Explorar a criatividade usando material de higiene para fazer arte Anilina

Solicitaremos para cada criança, que tragam de casa um tubo pequeno de pasta de dente (de preferência branca).
Na sala de aula, colocaremos as pastas de dentes em copos plásticos e tingiremos com anilina de diferentes cores.
Reuniremos as crianças de modo que possam usar as cores uns dos outros e entregaremos uma folha de papel canson, por se mais espessa e pela cola ser mais pesada em relação à outra tinta.
Pediremos que façam desenhos usando o dedo e a tinta feita com a pasta de dente e observem a diferença na textura e no cheiro.

6
ª aulaTécnica de Pintura com espuma
Objetivos: Apresentar nova técnica de pintura substituindo o pincel pela espuma


Explicaremos para as crianças a técnica de pintura usando uma espuma. Mostramos as possibilidades de criações feitas com este material. Cada maneira de usar a espuma cria um efeito diferente, por exemplo: dando breves batidinhas de tinta com a espuma no papel, arrastando a espuma com tinha e até criando uma textura diferente usando uma quantidade de tinha maior.
Entregaremos para cada criança um pedaço de espuma, tinta guache de diferentes cores e uma folha de papel canson e pediremos que elas façam desenhos usando as diferentes formas de pintura com a espuma que foram apresentadas.





Recurso
Giz de Cera
Sulfit
Terra
Cola
Espuma
Copo Plástico
Papel canson
Tinta Guache
Pasta de Dente
Anilina

Avaliação
Será A partir da Realização dos trabalhos em sala de aula

Bibliografia dos Links